BLOG DO GABINETE

Filipe Barros articula a ampliação do Instituto Federal do Paraná de Paranavaí; encontro nesta sexta


O campus de Paranavaí do Instituto Federal do Paraná (IFPR) deverá receber incentivos do Ministério da Educação para reestruturação e ampliação. O movimento regional para que isso aconteça é articulado pelo deputado federal Filipe Barros e conta com a participação da diretoria e técnicos do IFPR, da prefeitura do município e do setor produtivo do Noroeste do Estado.


O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, já acenou positivamente para esta possibilidade em reunião online com o deputado Filipe Barros, afirmando que o Governo Federal reconhece a importância de se fortalecer os institutos federais e que a região merece esta implementação. “Teremos o maior prazer em avaliar o projeto para que o campus de Paranavaí receba esta ampliação com mais cursos voltados para a vocação do Noroeste do Estado do Paraná”, disse o Ministro.


“Nossa proposta é de potencializar a atuação do campus do Instituto Federal de Paranavaí, com a criação de novos cursos, aumento na capacidade de alunos e de professores, além da ampliação da área de pesquisas, principalmente, as voltadas para a agricultura considerando a importância do setor para Paranavaí “, ressaltou Filipe Barros.


Filipe Barros já destinou recurso de R$ 400 mil para a instalação de uma unidade de pesquisa da Embrapa junto ao IFPR de Paranavaí como parte da proposta de reestruturação da instituição e considerando que o município é polo regional de produção de mandioca e concentra grandes indústrias de fécula e de farinha.


“A região integra o bioma arenito, com mais de 3 milhões e meio de hectares, que necessitam de investimentos na produção e preservação”, afirmou Filipe Barros.

O campus de Paranavaí completou 11 anos no último dia 15 e está instalado em uma área de 85 mil metros quadrados. Conta hoje com 1.200 alunos, vindos de 35 municípios do Paraná e dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, que frequentam os sete cursos regulares ofertados; cursos técnicos do ensino médio e cursos superiores.


RECURSOS - Por meio de emendas parlamentares, o deputado federal Filipe Barros já encaminhou ao município de Paranavaí recursos que somam R$ 2,8 milhões, para a aquisição de maquinário agrícola, equipamentos hospitalares e custeio da saúde.

Além da visita no IFPR, a agenda do deputado federal à Paranavaí inclui reuniões na Sociedade Civil de Paranavaí (Socipar) e com lideranças políticas regionais.




0 visualização0 comentário