Colégios Cívico-Militares do Paraná recebem premiações e diretores agradecem a Filipe Barros


Com a presença do Ministro da Educação Victor Godoy aconteceu nesta terça-feira (07), em Brasília, a cerimônia de Certificação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, com a representação paranaense dos diretores e professores de Escolas Cívico-Militares de Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Curitiba e Lapa.


O deputado Filipe Barros, que é defensor dos colégios cívico-militares no padrão criado há dois anos pelo Governo Federal, foi cumprimentar pessoalmente os diretores dos colégios paranaenses certificados ontem.


“E mais uma vez, como já fiz na fase da implantação desse Projeto do Governo Federal, reiterei o compromisso de auxiliar os colégios cívico-militares no que precisarem para que se fortaleçam e atendam a comunidade paranaense. As escolas cívico-militares são uma realidade e um sucesso no Brasil. Sinto-me honrado pelas instituições do Paraná que se destacam hoje neste projeto com a gestão de excelência”, disse o deputado londrinense Filipe Barros.


Na solenidade o Ministro Victor Godoy afirmou que “as escolas cívico-militares têm hoje uma ampla fila de espera para receberem mais alunos e afirmamos que é possível expandir este projeto que foi aprovado por profissionais da área e pela comunidade”, disse o Ministro da Educação.


CERTIFICAÇÃO - Foram certificadas as Escolas Cívico-Militares (Ecim) que implantaram o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) no ano de 2020. A certificação do Pecim está prevista no Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, e tem o objetivo de reconhecer que as escolas adotaram o modelo de excelência de gestão do Programa.


A certificação do Pecim está dividida em três níveis: Básico, em que deve ser considerado se a escola conseguiu implementar os requisitos básicos do modelo de gestão; Intermediário: em que devem ser observados os primeiros resultados obtidos nos objetivos e iniciativas estratégicas do Programa; e Nível Avançado, em que devem ser apresentados os resultados de impacto e de atingimento do objetivo do Programa.


No evento em Brasília, 52 ECIMs receberam a certificação do Nível Básico e outras 44 a certificação de nível intermediário.


DESTAQUE – As escolas paranaenses foram destaque na solenidade em Brasília; o Colégio Cívico-Militar Tancredo Neves, de Foz do Iguaçu, recebeu certificação de nível intermediário e o prêmio destaque do Programa Nacional em práticas pedagógicas inovadoras. A diretora da Unidade, Valéria Ramirez Daniel, explicou as principais transformações que acontecem na escola: “Valores como o civismo, honestidade e respeito são nossa pauta diária nos colégios que, além da educação, preparam os alunos para a cidadania”, salientou.


O Colégio Cívico-Militar de Londrina Adélia Dionísio Barbosa, localizada na Zona Norte da cidade, ganhou duas certificações: a de nível básico e intermediário.


A diretora do Colégio Adélia Dionísio Barbosa, Vera Lúcia da Silva Moura, agradeceu o apoio do deputado Filipe Barros em nome dos diretores das ECIMs paranaenses: “Estamos muito felizes e queremos agradecer aos professores, militares envolvidos no projeto, alunos e a comunidade que nos apoiou e confiou em nosso trabalho e, agradecer, especialmente, ao deputado Filipe Barros que nos conduziu na implantação”, disse Vera Lúcia.


Além das diretoras das ECIMs de Londrina e de Foz do Iguaçu, estiveram presentes no agradecimento ao deputado federal Filipe Barros os diretores das escolas certificadas: Neri Bortolanza Junior , do Colégio Estadual Cívico-Militar General Carneiro (Lapa); Francisco Mira Junior, do Colégio Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay (Curitiba) e Alessandra Denise Bee, do Colégio Cívico-Militar Heitor Kramer de Guarapuava.



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo