Audiência Pública sobre financiamento de projetos de crédito de carbono será realizada em Brasília


Requerimento de autoria dos deputados federais (REQ 37/22) Filipe Barros (PL-PR), Joaquim Passarinho (PL-PA) e Sanderson (PL-RS) foi aprovado hoje (1⁰/06) em reunião da Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara do Deputados.

A proposta prevê a realização de Audiência Pública conjunta entre a Comissão de Minas e Energia e Comissão de Finanças e Tributação para debater o fundo de investimento destinado a financiar projetos de crédito de carbono, tendo como convidados o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto e presidente do BNDES, Gustavo Montezano.


“Trata-se de um debate de importância mundial pois estamos falando sobre um sistema de compensação da emissão de carbono ou outros gases de efeito estufa, como instrumento presente no mercado internacional e que tem capacidade de crescer muito no Brasil”, afirmou Filipe Barros.


Segundo o deputado vice-líder do PL, durante o Congresso Mercado Global de Carbono Descarbonização e Investimentos Verdes, no último 18 de maio, no Rio de Janeiro, o presidente do Banco do Brasil divulgou o lançamento de um fundo de investimentos destinado a financiar projetos de crédito de carbono e contará com contribuição inicial de R$ 2 milhões. E o BNDES prepara sua entrada no mercado com compra de crédito carbono também.


“Como se trata de tema relacionado à CME e também a Comissão de Finanças e Tributação sugeri uma Audiência Pública conjunta para discutir o tema, sendo aprovada e que será submetida na CFT e outras comissões que queiram aderir ao debate”, disse o paranaense.





8 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo